COLÉGIO MUNICIPAL DE ALAGOINHAS
Prof. Lázaro Nobre
III UNIDADE - 9º anos
BASQUETE
Um pouco da história
O basquetebol é
um esporte coletivo de invasão praticado entre duas equipes. O jogo é disputado
com uma bola, tendo como objetivo colocá-la no cesto fixado nas extremidades da
quadra. O termo “basquetebol” vem da língua inglesa, onde “basket” significa
“cesto” e “ball”, bola. Portanto, no inglês é Basketball.
O basquetebol foi criado
pelo professor de Educação Física canadense James Naismith (1861-1940), em
1891. Sua invenção foi desenvolvida quando ele publicou as 13 regras para jogar
basquetebol, em 1892. Na época, ele trabalhava na Associação Cristã de Moços de
Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.
A ideia original era criar um esporte menos
violento que o futebol americano. O primeiro jogo oficial de basquete foi
disputado em 1892. Em 1893, o primeiro jogo feminino foi oficialmente jogado no
Smith College, em Massachusetts, EUA. O primeiro jogo de basquetebol nas
Olimpíadas aconteceu nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. No feminino, o
basquetebol foi incluído nos Jogos Olímpicos em 1976, em Montreal. E por falar
em feminino, as mulheres sofreram muito para poder conquistar a aquisição em
todos os esportes. A primeira delas a participar das olimpíadas foi Maria Lenk.
Principais regras
- O cesto possui 3,05
metros do chão;
- O local onde está o
cesto é chamado de tabela;
- O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central, esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto.
- 5 jogadores cada time. São classificados em
armadores, extremos e pivôs. + 7 reservas.
- Uma partida dura 4
quartos de 10 minutos, na NBA são 12 minutos. Intervalos de 2 minutos após o 1º
e 3º quartos e de 15 minutos após o 2º quarto. Havendo empate, deve-se
adicionar mais 5 minutos até sair um vencedor.
- Se arremessar a bola
dentro da área e ela entrar no cesto, ganha 2 pontos; Já se arremessar a bola
fora da área e ela entrar no cesto, ganha 3 pontos; Lance livre é cobrado via
arremesso por já ter cometido 5 ou + faltas, se converter o arremesso, ganha 1
ponto e tem duas chances;
- O jogador não pode
executar mais de dois passos com a bola na mão;
-
Se o mesmo jogador cometer 5 faltas na partida, será expulso, mas, o time tem
direito de substituí-lo por outro jogador; A mesma coisa acontece se o atleta
cometer duas faltas antidesportivas;
-
Um jogador cuja equipa está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode
provocar a ida da bola para a sua zona de defesa, perdendo a posse de bola para
equipe adversária e falta.
-
Regra dos 5 segundos - Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bola em
jogo.
-
Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro
da área restritiva do adversário (garrafão), enquanto a sua equipe esteja de
posse de bola. Imagem: garrafão.
-
Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de
defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer passar a bola para a zona de ataque.
-
Regra dos 24 segundos - Quando uma equipa está de posse da bola, dispõe de 24
segundos para lançar ao cesto do adversário.
Fundamentos e funções dos jogadores
Os armadores são
responsáveis por organizar o jogo; como característica, geralmente são os
jogadores mais baixos do time, mas muito habilidosos, rápidos, com excelentes
capacidades de passe.
Os extremos ou alas são
os jogadores que ficam próximos das linhas laterais. Além da capacidade física,
suas principais características são os dribles e os lançamentos de média-longa
distância.
Já os pivôs são responsáveis por defender e atacar o mais perto possível da cesta. Além disso, eles têm como função consegui ganhar os duelos aéreos perto da cesta, por exemplo, rebote. Como característica, geralmente são os atletas mais altos e fortes da equipe. Utilizando essas características físicas e com suas habilidades de jogo, geralmente os pivôs tornam-se grandes pontuadores também.
Os
fundamentos são:
Passe: com as mãos, nunca com os pés.
Arremesso:
com uma ou duas mãos. O adversário pode interceptar a bola no ar, caso consiga.
Drible:
Finta: sem a projeção da bola em direção a cesta.
Desarme/roubada de bola:
ATIVIDADE
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